domingo, 19 de setembro de 2010

A LITERATURA RETRATADA NA ARTE DE FOTONOVELA


FOTONOVELA: CONTEXTO HISTÓRICO

A fotonovela surgiu na Itália após a Segunda Guerra. As revistas resumiam enredos de filmes, que tiveram sua distribuição prejudicada pela crise econômica. Mais tarde, novas histórias passaram a ser contadas nessa forma de fotos combinadas com textos.
No Brasil a fotonovela chegou em meados dos anos 60 e se tornou popular mesmo em 70. Até o Roberto Carlos, (são tantas emoções), participou em algumas.
No mercado brasileiro, títulos como "Capricho" (foto abaixo) apareceram a partir da década de 50.
Considerada um subgênero da literatura, a fotonovela é uma narrativa mais ou menos longa que conjuga texto verbal e fotografia. A história é narrada numa sequência de quadradinhos e a cada quadradinho corresponde uma fotografia acompanhada por uma mensagem textual.
A fotonovela teve início na década de 40 na Itália e a sua origem foi motivada pela crescente popularização do cinema e a fama dos atores. A estabilização e o aperfeiçoamento técnico da fotografia, o acesso mais ou menos difícil de um público geral ao cinema, e, a inexistência ou limitada difusão da televisão, são também fatores importantes para o surgimento e sucesso da fotonovela.
Os iniciadores da fotonovela na Itália foram Stefano Reda e Damiano Damiani, que começaram por publicar em revistas adaptações de filmes de sucesso (o chamado cine-romance que adaptou obras como O Conde de Monte Cristo, O Monte dos Vendavais, Ana Karennina, e A Dama das Camélias). Essas primeiras fotonovelas eram protagonizadas por atores populares e as revistas tentavam realçar um determinado tipo de imagem do ator em questão.
Mais tarde a fotonovela torna-se independente do cinema e caracteriza-se pelas suas intrigas sentimentais. Predomina o imaginário exótico, e, mais tarde o "suspense" e o sexo. Os temas variam entre problemas afetivos, sociais, a procura de sucesso numa carreira, a justiça na sociedade, a ascensão social, a marginalidade, etc.
O público da fotonovela é um público maioritariamente feminino e culturalmente pouco exigente. A linguagem utilizada nas fotonovelas é normalmente redundante e expositiva para evitar a possibilidade de dúvidas ou conflito.
Assim como as telenovelas, algumas fotonovelas são divididas em capítulos que geralmente têm um desfecho próprio, para dar a sensação de suspense e curiosidade ao leitor, que certamente ficará motivado a comprar a continuação do próximo capítulo. Hoje em dia, com o avanço das mídias tradicionais, as fotonovelas invadem a internet na tentativa de reavivar esse tipo de movimento artístico.
Fontes: http://revistajornalismo.blogspot.com/2008/04/quadro-quadro-mas-no-papel-fotonovela.html. e
http://www.robertocarlosbraga.com.br/2010/08/roberto-carlos-em-fotonovelas.html.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Observando o ensino da literatura, percebe-se que a mais de um século vem sendo feito de modo "estagnado" por meio de práticas de ensino cristalizadas que privilegiam o aspecto cronológico da história da literatura em detrimento da leitura direta de textos, filmes e obras literárias.
Neste sentido, surgiu a ideia de fazer uma fotonovela com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio, da E.E.B. "Osvaldo Cruz" de Rodeio, tendo como propósito o desenvolvimento das capacidades leitoras do aluno, ao mesmo tempo ampliar horizontes quanto à literatura.
As novas e velhas tecnologias estiveram presentes transformando as configurações do imaginário, permitindo novas formas de criatividade e de expressão, criando um ambiente natural da realização da arte. Por outro lado, a integração de variados elementos – imagens, palavras, sons – potencializou as possibilidades de conexões e transformação do papel de leitor, agora criador de seu próprio texto.
Para concretizar melhor esta atividade, os alunos assistiram ao filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" baseado na obra do nosso Consagrado Jorge Amado, autor modernista. Em grupos, fizeram o roteiro das cenas e as fotografaram, utilizando o celular, nas dependências da escola. Foi utilizado o programa HAGÁQUÊ e o Word para editar a história. Os alunos adoraram a ideia.

FOTONOVELA ELABORADA PELA EQUIPE: Jenefer, Suelen, Tamara, Leonardo, Raquel, Joel, Jean e Lenon.

FOTONOVELA ELABORADA PELA EQUIPE: Rosana, Jessica, Vanessa, Adair, Rodrigo e Mayki.

Um comentário:

  1. Olá... Parabéns por esta bela atividade... Mais uma vez sua dedicação e empenho tornam-se evidentes nos resultados de seu trabalho...
    Forte abraço!
    Nilton.

    ResponderExcluir